POR QUE ALGUMAS PESSOAS TREMEM QUANDO FAZEM XIXI?

Matérias Oficiais(+10% Clicks) - Jolie 15/05/2021 Relatar Quero comentar

Inúmeras coisas estão acontecendo no mundo. A nossa responsabilidade é oferecer as notícias mais recentes e úteis.

Google nos dá explicações para praticamente tudo o que acontece em nossas vidas. Qualquer sensação, dor, sintoma ou sinal pode ser levado ao buscador para termos a devida explicação, algumas vezes aterrorizante.

Mas um mistério permanece sem solução, até mesmo nos serviços de busca: por que muitas pessoas tremem ao urinar?

O fenômeno é conhecido por muitas mães para saber se seu bebê está precisando trocar a fralda: a criança do nada estremece o corpo inteiro.

Sinal de que fez xixi. Mas essa reação não se limita a bebês, atingindo muitas pessoas adultas.

A pergunta que fazemos é: o que será que acontece em nossos corpos para gerar esse arrepio associado a uma função corporal tão simples?

Existem duas hipóteses, ainda não comprovadas, sobre o motivo pelo qual trememos ao urinar:

a primeira diz que isso se deve a uma queda de temperatura quando o xixi quente sai do corpo, e a outra suposição é de que o fato ocorre devido a uma confusão entre os sinais enviados pelo sistema nervoso autônomo (SNA).

As hipóteses sobre o tremor na hora do xixi.

A primeira hipótese parte da premissa de que, quando expomos os nossos "fazedores de xixi" ao ar frio, no caso dos que não usam fraldas, e esvaziamos o corpo de um líquido quente, isso gera um desequilíbrio da temperatura interna, provocando um calafrio que, por sua vez, resulta em um tremor na maioria das vezes. 

No entanto, alguns cientistas, como o Dr. Simon Fulford, urologista consultor do James Cook University Hospital no Reino Unido, rejeitam essa teoria por achá-la simplista.

Para ele, quando nossa bexiga está cheia, minúsculos receptores detectam isso, e ativam os nervos sacrais, na medula espinhal, que acionam o sistema nervoso parassimpático (SNP).

A interação entre os dois componentes do sistema nervoso, um que controla a bexiga (o simpático) e o que a relaxa (SNP) provoca a liberação de substâncias chamadas catecolaminas, que restauram a pressão arterial, que cai quando a urina sai do corpo.

Para alguns especialistas a redução das catecolaminas, ou mesmo a mudança do SNS para o SNP, pode ser a causa do arrepio que sentimos.

Este site fornece o conteúdo e as informações mais úteis para todos os usuários do site.

As notícias mais recentes e mais interessantes Também podem ser encontrados naqui.

Se goste a nossa site, preste atenção ao nosso site, fornecerem os informações mais valiosas.

Comentário do usuário