Assiste frequentemente na TV que as pessoas atrai ratos para uma armadilha, é bem provável que utilizasse queijo como isca, não é?
E não é para menos! Afinal, desde a infância aprendemos que rato gosta de queijo e faria tudo por um pedacinho da iguaria.
Mas vamos dar-te uma novidade! Não, os ratos não gostam de queijo!
De acordo com um estudo de 2006, conduzido pelo acadêmico Dr. David Holmes, da Manchester Metropolitan University, na Inglaterra, o rato come queijo.
Mas é um dos últimos alimentos procurados por ele, isso porque embora sejam capazes de comer quase tudo quando estão com fome, os ratos são atraídos pelo cheiro de frutas e cereais, ou seja, por alimentos que já fazem parte da sua dieta naturalmente.
Além disso, eles também são mais propensos a atacar alimentos com grande concentração de açúcares.
De onde vem o mito de que rato gosta de queijo?
Ninguém sabe ao certo de onde vem a ideia de que rato gosta de queijo. Registros mostram que há mais de 2 mil anos, o filósofo romano Sêneca já fazia a associação em um dos seus escritos.
Uma das hipóteses para isso é que, enquanto os antigos faziam o possível para proteger a produção de cereais, os locais destinados à maturação dos queijos ficariam mais expostos.
Famintos, os ratos recorreriam a esses queijos para se alimentar.
Com o tempo, a ideia de que rato gosta de queijo ganhou força com a ajuda dos desenhos animados.
Nesse sentido, uma das hipóteses possíveis é a de que desenhistas simplesmente adoraram a combinação de queijos com furinhos.
Neles, os ratos podem se deslocar de um furinho a outro, deixando as cenas mais dinâmicas.
Queijos com cheiro muito forte, como roquefort e gorgonzola, são particularmente repulsivos para os ratos, portanto, se tenha um roedor doméstico nem pense em oferecer esses queijos aos roedores.
E você, tem um roedor em casa?