Já teve um anúncio rejeitado pelo Facebook, ou então pior, teve sua conta bloqueada?
O Facebook está aperfeiçoando constantemente a sua plataforma de anúncios e aumentando a fiscalização em relação ao cumprimento das regras. Por isso, conhecer as políticas de anúncios é fundamental para evitar um possível bloqueio da sua conta, e acredite, passar por isso pode significar sérios problemas para os resultados da sua empresa no Facebook.
Então, com o propósito de ajudar você a evitar esse problemão, listamos 7 erros que devem ser evitados a fim de manter sua conta a salvo. Entretanto, nós não falamos pelo Facebook, por isso não podemos garantir que essas dicas serão o suficiente para manter sua conta a salvo.
Todavia, nos esforçamos para identificar os principais fatores que podem resultar em problemas sérios e vamos te orientar no desenvolvimento de anúncios que estejam em conformidade com as regras do Facebook a fim de evitar um bloqueio da sua conta.
Erro 01 – Não ter uma conta no Gerenciador de Negócios
Se você ainda não possui uma conta no Gerenciador de Negócios, é fundamental que crie uma. Você pode fazer isso clicando aqui. Essa ferramenta permite gerenciar todas as páginas, contas de anúncios e tudo mais através de uma única plataforma.
Caso trabalhe em uma agência de publicidade ou com consultoria é ainda mais importante ter sua conta no Gerenciador de Negócios para administrar as páginas. Isso mostra ao Facebook que você é uma empresa real, séria e organizada. Assim, sua conta ficará mais segura.
Outro problema que pode surgir é o bloqueio da conta caso você acesse de diferentes dispositivos e locais em curto espaço de tempo. O Facebook pode ver isso como uma tentativa de roubo de informações.
Com o Gerenciador de Anúncios, você consegue adicionar a quantidade de usuários necessários que poderão gerenciar a sua conta de anúncios, evitando que apenas um login seja acessado de diversas máquinas diferentes.
Erro 02 – Promessas Impossíveis
“Como perder 10 quilos em uma semana.”
“Ganhe dinheiro rápido e fácil sem sair de casa.”
“Aprenda a ler 5x mais rápido em 3 dias.”
Títulos e imagens com promessas insanas como essas dificilmente serão aprovados. O Facebook não gosta desse tipo de anúncio pois não sabe se a promessa pode ser cumprida. É importante entender que a empresa está muito preocupada com a experiência de navegação do usuário.
Por isso, causar um sentimento de frustração ou que o anúncio é um spam, com certeza não agradará o Facebook. Então, por mais inocente que seja sua promessa ou até mesmo se os resultados de fato forem reais, evite esse tipo de chamadas. Tente pensar em títulos que consigam passar o resultado sem fazer uma grande promessa.
Erro 03 – Anúncios com Mensagens Negativas
“Está se sentindo gorda?” “Nenhuma mulher olha pra você?” “Sua vida não vai para frente?” Mais uma vez, o Facebook quer garantir uma ótima experiência de navegação para seus usuários. Anúncios com mensagens negativas a fim de causar algum choque ou ferir os sentimentos de alguém também podem ser um fator para bloqueio de contas. Então, procure focar nos benefícios e nos resultados que seu produto ou serviço pode proporcionar para a audiência.
Erro 04 – Anúncio vs. Página Destino
É comum hoje criar anúncios que direcionem para uma página de captura de e-mails, conhecida como ou página de captura. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados com relação a conformidade do anúncio em relação a entrega da página de captura, ou seja, qual for a página de destino.
A mensagem do anúncio precisa estar de acordo com a mensagem da página;O usuário precisa identificar que o conteúdo oferecido na página é o mesmo do anúncio;Se for um anúncio direcionando para um vídeo, a página precisa oferecer o mesmo vídeo.O que se precisa ter em mente é a experiência do usuário. Se ele entrar na sua página, identificar que foi uma espécie de “pegadinha” e sair logo em seguida, o Facebook vai perceber isso e você poderá ter problemas, além de gastar dinheiro atoa. Então, seja o mais transparente possível.
Erro 05 – Páginas de Destino Suspeitas
Falamos anteriormente da importância na consistência entre anúncio e página de destinto. Além disso, é preciso ter alguns cuidados com relação a página na qual o usuário terá como destino após clicar no seu anúncio:
Mantenha a consistência entre o anúncio e a página; Não direcione o anúncio para um link de afiliado;A página de destino não pode ter um redirecionamento automático para uma outra página irrelevante ao assunto do anúncio. O Facebook acompanha o anúncio até o destino final, e se pegar uma tentativa de trapaça, a conta será bloqueada;Caso você queira capturar leads, informe claramente que o usuário precisará deixar alguma informação para ter acesso ao conteúdo;Não deixe somente a foto de um livro com o campo para preenchimento de e-mail e download. Descreva mais detalhes sobre o conteúdo da página, pode ser em bullets, e também o processo que o usuário precisa fazer para acessá-lo;É importante que a página possua uma link para Termos de Uso e Política de Privacidade da sua empresa. Isso mostra o profissionalismo do seu trabalho;Quanto mais você aperfeiçoar a página a fim de mostrar ao Facebook a legitimidade do seu trabalho, melhor será para você. Adicione o logo da empresa, endereço, e-mail para contato e até mesmo o telefone. Dificilmente alguém usará essas informações, entretanto, o Facebook terá uma melhor impressão sobre sua empresa.Erro 06 – Baixo Índice de Relevância no Anúncio
Um outro aspecto importante que o Facebook avalia é a pontuação de relevância do seu anúncio. Clique aqui e veja como localizar essa métrica. O Facebook analisa o feedback das pessoas com relação ao anúncio e gera uma nota de relevância. Se os usuários estão marcando seu anúncio como spam, se ele não entrega o que promete, parece ser uma farsa, ou esteja recebendo comentários negativos, sua nota cai e você corre o risco de ter sua conta bloqueada.
Por isso, é importante avaliar a pontuação da relevância e gerenciar os comentários dos usuários em relação ao anúncio. Se por qualquer motivo seu anúncio esteja com uma pontuação de 5 para baixo, é melhor pausar e fazer uma revisão a fim de identificar as possíveis falhas.
DICA: anúncios com maior relevância também impactam na redução dos custos de entrega. Saiba mais sobre a pontuação de relevância (texto em inglês).
Erro 07- Conteúdos Inapropriados
Já vimos que o Facebook não está pra brincadeira, não é mesmo? Então, preparamos uma lista de coisas que de maneira alguma serão aceitas pelo Facebook:
Anúncios de serviços ou produtos ilegais;Produtos e serviços para adultos (exceto anúncios sobre planejamento familiar e contracepção);Anúncios direcionados a menores com produtos inadequados a idade, tal como bebidas alcoólicas;Imagens ou textos com conotação sexual;Imagens ou textos que violem direitos autorais;Conteúdo ofensivo, sensacionalista, desrespeitoso ou violento em demasia;Conteúdo que afirme ou implique características pessoais. Isso abrange afirmações ou sugestões diretas ou indiretas quanto à raça, origem étnica, religião, crença, idade, orientação ou práticas sexuais, identidade de gênero, deficiência, condições médicas (sejam de origem física ou mental), situação financeira, associação a sindicato, antecedentes criminais ou nome da pessoa. Você pode promover um serviço ou produto mas nunca afirmar uma condição. Ex: “7 alimentos que auxiliam no controle da diabetes” mas nunca “Para você que tem diabetes…”Imagens que contenham “antes e depois” ou imagens que contenham resultados inesperados ou improváveis.Você pode verificar todas as proibições através da página de Políticas de Publicidade do Facebook.
BÔNUS:
O Facebook possui um rígido controle de poluição visual. Imagens de anúncios ou posts que você for promover não devem conter muito texto. Embora o Facebook tenha liberado anúncios com mais de 20% de texto dentro de imagens, quanto mais imagens você adicionar, menos o Facebook vai entregar os seus anúncios. Isso consequentemente também influencia no valor que vai pagar pela publicidade. Você pode testar a quantidade de texto que sua imagem tem nessa Ferramenta de Grade do Facebook.
Agora não adianta falar: “Eu não sabia”
Além desse guia, acompanhe constantemente a página e Políticas de Publicidade do Facebook. Salve nos seus favoritos e releia pelo menos uma vez ao mês. O Facebook está sempre atualizando as informações, e se você não quer problemas, é bom ficar por dentro.
Ao seguir corretamente as políticas de publicidade do Facebook, além de evitar a rejeição do anúncio ou até mesmo o bloqueio da sua conta, você aumentará suas conversões e terá melhores resultados. Afinal, o Facebook sabe muito bem o que as pessoas querem e gostam de ver.
Esse conteúdo foi útil para você? Deixe suas dúvidas e comentários no campo logo abaixo.