Barbie fez sua estréia em 1959 e ela tem sido um ícone desde então. Barbie tem uma taxa de reconhecimento de 98% (o que significa que apenas 2% do mundo não a reconhece) - mais alta do que a Rainha da Inglaterra. Apesar de ser constantemente examinada por suas proporções corporais irreais, na realidade, Barbie era um brinquedo revolucionário e uma pioneira em mais de uma maneira.
Nós achamos que é hora de finalmente parar de julgar essa garota por sua aparência e olhar abaixo da superfície. Então, vamos fazer justiça à Barbie juntos.
Barbie foi a primeira boneca que não foi feita para brincar de mamãe.
Antes de Barbie ser lançada, as meninas brincavam apenas com Betsy Wetsy, Tiny Tears e Chatty Cathy - bonecas que as incentivavam a segurar e cuidar de bebês. Isso refletia a expectativa da sociedade de que as meninas crescessem e se tornassem mães nutridoras.
A criadora da Barbie, Ruth Handler, enquanto observava sua própria filha e suas amigas, percebeu que as meninas não queriam apenas brincar de “mamãe” com suas bonecas. Então, ela concebeu Barbie como uma adolescente bombástica com seu próprio apartamento, seu próprio carro e seu próprio trabalho. Barbie rejeitou o papel de uma mulher como dona de casa. E, para a surpresa de todos, suas vendas dispararam. Afinal, as meninas não queriam brincar de mamãe.
A Barbie foi lançada em 1959 , em uma época em que era tabu para as mulheres trabalhar e ainda mais para as meninas quererem trabalhar. No entanto, Barbie tinha um emprego - ela era uma modelo de moda. Em seus primeiros anos , ela também foi uma executiva de negócios (uma mulher em uma posição de poder!), Uma candidata presidencial (muito antes que as mulheres pudessem realmente concorrer à presidência) e uma astronauta (Barbie pousou na lua 4 anos antes de Neil Armstrong )
No início, a empresa de brinquedos Mattel, que criou a Barbie, apresentou as bonecas afro-americanas. Bonecas pretas - amigas da Barbie - estão em circulação desde 1967 como uma declaração durante a ascensão do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos. Em 1980, a primeira Barbie Negra chegou ela mesma com um cabelo afro encaracolado e um vestido vermelho rubi.