Helicóptero da Nasa compartilha primeira foto colorida da superfície de Marte

IgorSDS 23/04/2021 Relatar Quero comentar

Foto: Reprodução/Nasa

O helicóptero Ingenuity capturou a primeira imagem colorida de 5,2 metros acima da superfície de Marte durante o segundo voo da aeronave, realizado nesta quinta-feira (22). O helicóptero da NASA tem um terceiro voo agendado para este domingo (25).

A aeronave voou de forma autônoma por 52 segundos durante o segundo voo e subiu 4,9 metros através da atmosfera de Marte. Após pairar, o helicóptero se inclinou em um ângulo de 5 graus e se moveu lateralmente por 2,1 metros.

O Ingenuity pairou no local novamente para realizar três voltas. Isso permitiu que a câmera colorida do helicóptero captasse imagens de ângulos diferentes. Durante o primeiro voo, em 19 de abri, a aeronave captou apenas fotografias em preto e branco.

A imagem colorida foi compartilhada nesta sexta-feira pela Nasa e é a primeira tirada por veículo aéreo em solo marciano. Em ambos os lados da imagem, podem ser vistos pontos de aterrissagem de duas das quatro pernas do helicóptero.

A sombra do helicóptero na superfície de Marte pode ser vista na parte inferior da imagem.

Helicóptero Ingenuity, da Nasa, fez primeiro voo sobre Marte nesta segunda-feira (19) Foto: Reprodução/CNN Brasil

A vista da perspectiva do helicóptero revela rastros feitos pelo rover Perseverance quando ele inicialmente depositou o helicóptero no meio de seu campo de aviação, agora conhecido como Campo dos irmãos Wright.

Também há um vislumbre do horizonte marciano nos cantos superior direito e esquerdo da foto.

A equipe que comanda o helicóptero acredita que esta imagem ajuda a demonstrar a capacidade única de reconhecimento aéreo da Ingenuity e de outras aeronaves de asas rotativas que poderiam ser modeladas a partir dela no futuro.

Voo de domingo

O terceiro voo do helicóptero está programado para este domingo. Os dados e as imagens começarão a ser transmitidos para a sala de controle do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, na Califórnia, às 11h16 (horário de Brasília).

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário