Seja ficção, autoajuda, história, ou qualquer outro gênero, os livros trazem conhecimento inevitável a quem ler; aprimorando nossas relações interpessoais e, com o próximo, tornando assim, a leitura parte fundamental do desenvolvimento humano.
Hoje, com as redes sociais tão presentes no nosso cotidiano, a leitura tornou-se um hábito cada vez mais negligenciado em nossas rotinas.
As pessoas com quem nos relacionamos em nosso dia a dia, sejam os nossos pais, amigos, colegas de trabalhos, nos ajudam a criar hábitos muitas vezes novos e, que, normalmente não passaríamos a ter, se não tivéssemos influências do convívio com o outro; sendo a leitura um desses hábitos tão marcantes, e que podemos herdar dessas pessoas, a começar na infância.
As pessoas com quem convivemos dizem muito sobre os hábitos que praticamos e levamos adiante.
Pais que já têm o hábito da leitura em seu cotidiano, e que leem para seus filhos, não só influenciam seus filhos a cultivarem o hábito da leitura para a vida adulta, como os tornam adultos com facilidade nos estudos, nas interpretações de textos, desenvolvendo o senso crítico e habilidade de persuasão.
Desenvolver hábitos na infância favorece significativamente a manter uma disciplina para toda vida, podendo tornar a leitura uma parte indispensável da nossa rotina.
A facilidade com que consumimos textos ao utilizar mídias sociais, nunca foi tão grande como agora; nos fazendo sentir muitas vezes sobrecarregados com textos e informações e, assim, optamos por adiar a leitura daquele livro que tanto queríamos começar a ler e, que, por tantas distrações que nos deparamos nas mídias digitais, acabamos abandonando na estante, fazendo somente parte da decoração, acumulando poeira.
Atualmente, existem diferentes formas de livros; sejam livros digitais, áudio books (livros narrados em áudios) e, claro, o tradicional modelo físico que nunca sai de moda; opção é o que não falta.
O segredo está em escolher a forma na qual você se adapta melhor e, com isso, fazendo a prática da leitura se tornar um hábito por meios de livros, independente de qual forma seja, dando assim um espacinho para leitura, em meio a tanto entretenimento on-line.
Além de melhorar a escrita, desenvolver o senso crítico, despertar a criatividade, a leitura também gera o sentimento de empatia; especificamente o gênero de ficção, fazendo que o leitor sinta as emoções e sentimentos dos personagens criados pelo autor, e nos fazendo enxergar o mundo através de suas perspectivas.
O autodesenvolvimento também é uma das grandes vantagens adquiridas na leitura.
Ao termos acesso a diferentes gêneros e tipos de escritas, podemos adquirir conhecimento sobre assuntos de qualquer área, um vasto conteúdo de aprendizados que nunca têm fim, apenas ao ler livros; o segredo está em escolher o tema que você mais se interessa, e nunca mais parar de ler.
Escolher o gênero que você mais se identifica é essencial para levar esse costume para toda vida.
Além de nos educar, estimular nossa criatividade, a leitura é, e sempre será, uma forma ativa e prática de aprender qualquer coisa; ou seja, ler só traz benefícios!
E você, já sabe qual será a sua próxima leitura depois de saber tudo isso?