Os beneficios da leitura no dia a dia

Bea 11/06/2021 Relatar Quero comentar

Seja ficção, autoajuda, história, ou qualquer outro gênero, os livros trazem conhecimento inevitável a quem ler; aprimorando nossas relações interpessoais e, com o próximo, tornando assim, a leitura parte fundamental do desenvolvimento humano.

Hoje, com as redes sociais tão presentes no nosso cotidiano, a leitura tornou-se um hábito cada vez mais negligenciado em nossas rotinas.

As pessoas com quem nos relacionamos em nosso dia a dia, sejam os nossos pais, amigos, colegas de trabalhos, nos ajudam a criar hábitos muitas vezes novos e, que, normalmente não passaríamos a ter, se não tivéssemos influências do convívio com o outro; sendo a leitura um desses hábitos tão marcantes, e que podemos herdar dessas pessoas, a começar na infância.

As pessoas com quem convivemos dizem muito sobre os hábitos que praticamos e levamos adiante. 

Pais que já têm o hábito da leitura em seu cotidiano, e que leem para seus filhos, não só influenciam seus filhos a cultivarem o hábito da leitura para a vida adulta, como os tornam adultos com facilidade nos estudos, nas interpretações de textos, desenvolvendo o senso crítico e habilidade de persuasão. 

Desenvolver hábitos na infância favorece significativamente a manter uma disciplina para toda vida, podendo tornar a leitura uma parte indispensável da nossa rotina.

A facilidade com que consumimos textos ao utilizar mídias sociais, nunca foi tão grande como agora; nos fazendo sentir muitas vezes sobrecarregados com textos e informações e, assim, optamos por adiar a leitura daquele livro que tanto queríamos começar a ler e, que, por tantas distrações que nos deparamos nas mídias digitais, acabamos abandonando na estante, fazendo somente parte da decoração, acumulando poeira.

Atualmente, existem diferentes formas de livros; sejam livros digitais, áudio books (livros narrados em áudios) e, claro, o tradicional modelo físico que nunca sai de moda; opção é o que não falta. 

O segredo está em escolher a forma na qual você se adapta melhor e, com isso, fazendo a prática da leitura se tornar um hábito por meios de livros, independente de qual forma seja, dando assim um espacinho para leitura, em meio a tanto entretenimento on-line.

Além de melhorar a escrita, desenvolver o senso crítico, despertar a criatividade, a leitura também gera o sentimento de empatia; especificamente o gênero de ficção, fazendo que o leitor sinta as emoções e sentimentos dos personagens criados pelo autor, e nos fazendo enxergar o mundo através de suas perspectivas.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário