Por que sentimos mais fome no período pré-menstrual e como mudar essa situação

wrsi 10/03/2021 Relatar Quero comentar

Nos dias que antecedem a menstruação, as mudanças que as mulheres vivem no corpo se relacionam diretamente com o apetite e, por isso, é muito normal que durante esses dias elas tenham desejos relacionados à alimentação. Normalmente, os alimentos preferidos são doces, como chocolate, e carboidratos. E é apenas no primeiro dia da menstruação que elas entendem a razão da fome voraz que vinham sentindo.

As mudanças hormonais associadas ao período menstrual provocam flutuações no apetite, desejos e uma maior ingestão de calorias. Esses são alguns dos sintomas da síndrome pré-menstrual (SPM), um conjunto de distúrbios que aparecem na fase lútea (dias posteriores à ovulação) do ciclo menstrual normal.

Causas da síndrome pré-menstrual (SPM)Existem diferentes pesquisas que indicam as causas da mudança do apetite:

As alterações na ingestão de alimentos durante o ciclo menstrual podem ser explicadas pelas alterações na sensibilidade à insulina. Nesse sentido, durante a fase lútea, o consumo de energia é significativamente maior que na fase folicular, o que causa uma deficiência calórica. É por isso que acontece um aumento no desejo de comer alimentos doces, como o chocolate.

Por que sentimos mais fome no período pré-menstrual e como mudar essa situaçãoQuando a cortisona aumenta, a serotonina (hormônio encarregado do bem-estar) diminui, o que causa uma inibição na sensação de satisfação plena. É para reativar a sensação de bem-estar que o organismo pede carboidratos.

A progesterona é um hormônio que provoca mudanças drásticas no estado de ânimo, aumenta após a ovulação e se mantém elevada durante a fase lútea. É justamente nessa fase que o corpo volta a pedir carboidratos.

Por que sentimos mais fome no período pré-menstrual e como mudar essa situaçãoA redução de magnésio tem como resultado uma diminuição da energia. O desejo por mais calorias, portanto, é uma forma de repor essa falta.

Especialistas também suspeitam que a interação entre a serotonina, a leptina e os hormônios reprodutores pode ser responsável pelas alterações de apetite dentro do ciclo menstrual. No entanto, essa ideia ainda é apenas uma especulação.

Mudanças saudáveis no estilo de vida para minimizar os sintomas relacionados com a SPMPor que sentimos mais fome no período pré-menstrual e como mudar essa situação© ufabizphoto / depositphotosTente fazer exercícios que ajudem a diminuir os níveis de estresse, como ioga ou meditação.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário