Por que as moscas esfregam as patas (e mais 10 dados para provar que elas não existem só para nos incomodar)

wrsi 09/03/2021 Relatar Quero comentar

As moscas não são um tipo de inseto que costuma se dar bem com os humanos, pois apesar de não provocarem coceira como os mosquitos nem de serem tão feiosas quanto as baratas, elas mexem com nossos nervos ao posar bem em cima da nossa comida. Isso quando não insistem em pousar no nosso corpo, como se estivessem nos desafiando. E por mais irritados que esses insetos nos deixem, é curioso saber que as moscas possuem hábitos bem peculiares, daqueles capazes de deixar qualquer pessoa intrigada.

Curioso que é e sabendo que não poderia fazer perguntas diretamente às moscas, o Incrível.club resolveu se aprofundar sobre 11 aspectos relativos a esses insetos. Depois de ler este post, você certamente verá as moscas como criaturas muito mais complexas!

1. Quando elas esfregam as “mãos”, não quer dizer que estão arquitetando um plano maquiavélicoPor que as moscas esfregam as patas (e mais 10 dados para provar que elas não existem só para nos incomodar)Não é como se as moscas pensassem: “ora, ora, assim que esta pessoa se distrair, pousarei minhas patas em sua comida”, enquanto soltam uma risada perversa e esfregam as “mãos”. Apesar de não nos darmos conta, as moscas passam muito tempo cuidando da própria higiene, talvez até mais do que nós, humanos. Se você observar esses insetos, notará que eles frequentemente esfregam as patas, o corpo, a cabeça e até as asas. Não, isso não quer dizer que as moscas estejam se coçando. Na verdade, elas estão se livrando da sujeira. É como se elas tivessem compulsão por limpeza.

O que está por trás do fenômeno é uma razão biológica: ao eliminar a sujeira das patas, as moscas se veem livres de qualquer elemento que possa comprometer seus sensores. Tais órgãos são importantes para o momento em que elas pousam em uma superfície, já que precisam comprovar se aquela comida em que estão é realmente algo comestível. É também com a ajuda dos sensores que as moscas voam em busca de alimento. Ou seja: manter a higiene corporal é, para esses insetos, uma questão de sobrevivência.

2. Elas se limpam com mais frequência do que nós porque se sujam maisPor que as moscas esfregam as patas (e mais 10 dados para provar que elas não existem só para nos incomodar)Se você sujasse as mãos ao tomar um delicioso suco de laranja, certamente não demoraria para lavá-las. Porém, no pequeno mundo das moscas, a tarefa de permanecer limpa para manter os sensores devidamente ativados é uma verdadeira façanha. Afinal de contas, devido ao pequeno tamanho do inseto, qualquer pequena partícula de poeira ou de pólen vira uma verdadeira catástrofe.

As moscas precisam se limpar com muito cuidado. Com as patas, elas higienizam o corpo, as asas e até mesmo os olhos (sim, os olhos; e as moscas não possuem pálpebras) com tanta destreza que poderiam ser contorcionistas. Ademais, tais insetos usam a boca para remover resíduos das patas. Dessa maneira, livram-se de tudo que é sujeira e ainda comem os restos de alimento que sejam aproveitáveis.

3. Elas podem sentir sabores em todo o corpoPor que as moscas esfregam as patas (e mais 10 dados para provar que elas não existem só para nos incomodar)Segundo um estudo da Universidade de Berkeley, nos EUA, as moscas contam com receptores que as permitem saborear a comida como nós, humanos, verificando se determinado alimento é doce ou amargo, gostoso ou ruim. Porém, há uma grande diferença entre elas e nós: imagine-se comendo uma porção da sua iguaria predileta, como pizza (algo de que quase todo mundo gosta). Por mais que você sinta o aroma daquela fatia, é fato que só poderá sentir o sabor após colocar um pedaço na boca e mastigar.

De acordo com os especialistas, enquanto você se deliciaria com a fatia de pizza se alimentando do jeito clássico, as moscas conseguem sentir o sabor da comida até mesmo com as patas e as asas, pois todo seu corpo conta com receptores de sabor espalhados. Já pensou em saborear sua pizza favorita usando as mãos? Bom, é justamente isso que as moscas fazem. Para elas, comer é uma verdadeira experiência sensorial!

4. O sentido do paladar não é para saborear a comidaPor que as moscas esfregam as patas (e mais 10 dados para provar que elas não existem só para nos incomodar)Vamos ser honestos: se as moscas tivessem o mínimo de bom gosto, não comeriam aquilo que comem. No caso desses insetos, a percepção do paladar não é para saborear a comida, e sim para detectá-la e decidir se o alimento deve ou não ser ingerido. “Basicamente, as papilas gustativas dizem à mosca se a comida é mesmo boa para o consumo”, explicaram os estudiosos.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário