10 Fatores que afetam o cheiro da sua urina e que revelam muito sobre sua saúde

wrsi 10/03/2021 Relatar Quero comentar

Cuidar da nossa saúde envolve prestar atenção aos sinais enviados pelo nosso corpo. Um deles é o cheiro de nossa urina, que, no caso de pessoas saudáveis e que bebem bastante líquidos, não deve ser muito forte. Contudo, tal odor pode também ser afetado pelo consumo de certos alimentos, medicamentos ou vitaminas, capazes de promover alterações consideráveis no cheiro da urina.

1. Desidratação10 Fatores que afetam o cheiro da sua urina e que revelam muito sobre sua saúde© byondthewall / RedditA ureia é a responsável pelo cheiro característico da urina. Quanto mais forte o odor, maior a concentração da substância. É por isso que, quando não bebemos água em quantidade suficiente, o cheiro fica mais intenso, lembrando amoníaco. O recomendado é ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia para ter um equilíbrio hídrico e manter o bom funcionamento de todos os órgãos.

2. Infecção urinária10 Fatores que afetam o cheiro da sua urina e que revelam muito sobre sua saúde© TrnDownForWOT / RedditO cheiro forte da urina pode ser causado por diferentes motivos, como a desidratação, mas em alguns casos pode ser provocado por infecções nas vias urinárias. Quando isso acontece, o odor forte vem acompanhado por outros sintomas, como vontade de fazer xixi o tempo todo, dor ao urinar, pouca quantidade liberada quando se vai ao banheiro, cor turva, incômodos na região pélvica e febre.

3. Diabetes10 Fatores que afetam o cheiro da sua urina e que revelam muito sobre sua saúde© Luhra / RedditO diabetes costuma deixar a urina com um odor adocicado. Na realidade, o termo grego “Mellitus”, também usado para designar essa condição, faz referência ao fato de a urina do diabético parecer ter sido adoçada com mel. Uma porcentagem da elevada quantidade de glicose no sangue é eliminada pela urina, daí o característico cheiro “doce”.

4. Alimentos com enxofre10 Fatores que afetam o cheiro da sua urina e que revelam muito sobre sua saúde© stead10 / RedditAlimentos como cebola, aspargos e alho alteram o cheiro da urina, pois são ricos em compostos químicos com enxofre, o que intensifica os odores. Contudo, incluir tais alimentos na dieta diária é muito benéfico para a saúde: a cebola, por exemplo, ajuda na prevenção contra câncer, problemas cardiovasculares e asma.

5. Cetonúria© ajand264 / RedditTrata-se de uma alta concentração de corpos cetônicos, como a acetona, na urina. Normalmente, o corpo queima açúcar, que é glicose, para obter energia. Porém, quando as células não recebem glicose em quantidade suficiente, ele usa a gordura como meio de obter energia.

Clique na segunda página para continuar navegando
Comentário do usuário