Como essa coisa horrível aconteceu com ela? Tudo começou com seu pai.
O pai dela, Clark Wiley, cresceu em lares adotivos e supostamente foi maquinista por algum tempo na época da Segunda Guerra Mundial. Depois de um tempo ele decidiu se casar.
Infelizmente, ele teve a ousadia de ter filhos, mas não teve a decência e o coração para criar uma criança.
A negligência e a loucura deste homem deplorável resultaram na morte de seus dois primeiros filhos. A primeira bebê morreu após ser abandonada em uma garagem. O segundo bebê morreu pouco depois de nascer. O terceiro bebê sobreviveu, mas foi constantemente abusado durante sua infância.
A quarta, conhecida pelo apelido de Genie, teve o pior destino de todos. Foi presa em um banheiro, isolada da humanidade e sofrendo silenciosamente por longos 13 anos. Cada vez que ela tentava fazer um som seu pai batia nela. Ele fez tanto isso, que tirou dela a vontade de emitir qualquer tipo de som. Ela sequer aprendeu a falar.
Imagine-se na situação dela por um momento.
Imagine como é "viver" nas mãos de um monstro como Clark, um destino obscuro oculto de todos, ninguém pode te ouvir, ninguém pode te ajudar. Não há escapatória. Nunca ter a companhia de amigos, brincar com brinquedos, saborear comidas gostosas ou descobrir seus interesses. Nunca sequer aprender uma língua, um dos pilares fundamentais do pensamento e da consciência humana.
Depois de 13 anos de sofrimento, Genie foi descoberta. Pouco depois seu pai cometeu suicídio pra fugir das consequências. Em sua carta de suicídio ele escreveu: "O mundo nunca vai entender." Verdadeiramente desprezível, este "homem" faz meu sangue ferver.
Quando foi encontrada, Genie tinha graves problemas dentais pelo fato de seus dentes nunca terem sido cuidados e seus braços e pernas funcionavam de maneira anormal. Ela era mal alimentada não cresceu direito. Devido a essa subnutrição ela tinha o tamanho de uma criança de 6 anos.
Dali em diante ela passou bastante tempo com pesquisadores e linguistas, que viram nela uma oportunidade de entender o desenvolvimento linguístico de uma pessoa. Eles confirmaram que a situação dela era crítica, e que depois de certa idade uma criança não era capaz de aprender a se comunicar normalmente.
Com a ajuda dos pesquisadores, Genie aprendeu a entender e se comunicar por gestos. Apesar dela ser incapaz de aprender qualquer comunicação verbal, sua capacidade de raciocínio melhorou significativamente e ela teve a oportunidade de desenvolver sua mente.
Ela sofreu mais uma vez quando as autoridades tiraram dela todos que ela conhecia (incluindo os pesquisadores) e a colocaram em instituições de deficientes mentais. Dali pra frente, as habilidades que ela adquiriu foram se deteriorando e ela mais uma vez se viu presa em estresse e sofrimento.
Crescer aprisionada em um banheiro, isolada da humanidade… O que aconteceu com Genie certamente é uma das piores coisas que pode acontecer com um ser humano.